JOVEM APRENDIZ SENAI 2020 — Inscrição, Salário, Benefícios

Com o programa jovem aprendiz Senai 2020, jovens de todo o país conseguem a oportunidade de um aprendizado industrial, de forma a conseguir o seu primeiro emprego.

Quando falamos de primeiro emprego, sabemos de todas as dificuldades de consegui-lo, normalmente as portas das empresas para esses jovens trabalhadores estão fechadas. Os empregadores não se interessam em pegar um funcionário ainda sem experiência, necessita de melhor aprendizado no setor que irá trabalhar e assim, tendem a contratar pessoas experientes.

Porém nos últimos anos, programas de jovem aprendiz foram fomentados no Brasil, pelo Governo Federal, e em troca das vagas as empresas conseguem incentivos fiscais. O Senai é uma dessas instituições, que com seu nome forte no mercado, é garantia de ótima oportunidade para todos os jovens. Veja a seguir todas as informações relacionada ao programa Jovem Aprendiz 2020.

Jovem Aprendiz Senai 2020

A ideia do programa é fazer com que os alunos vivenciem o dia a dia de trabalho em uma das milhares empresas que são parceiras do Senai. Os contratos firmados são de no máximo 2 anos com carteira assinada.

Jovem Aprendiz Senai 2020

Se for bem, o jovem terá grandes chances inclusive, de ser contratado de maneira definitiva pela empresa. Ou seja, é uma oportunidade e tanto para iniciar a sua carreira profissional dentro de uma grande instituição que é o Senai.

Requisitos para inscrição

Para ter direito a concorrer a uma vaga de jovem aprendiz Senai 2020, o interessado deverá estar de acordo com alguns requisitos pedidos pela instituição, são eles:


01. Idade entre 14 e 24 anos.


02. O jovem deverá estar estudando a partir do 9° ano do ensino fundamental, ou, já ter finalizado o ensino médio.


03. Não existe limite de idade para pessoas com deficiências, bem como também alguma exigência de escolaridade.


É importante que o jovem interessado leve em consideração a carga horária do jovem aprendiz em relação ao tempo disponível de seu dia. A ideia é de introduzir as pessoas ao mercado de trabalho sem atrapalhar seu processo de formação. Então os horários deverão ser levados em consideração.

Leia também:

Inscrição Jovem Aprendiz Senai 2020

As vagas para o jovem aprendiz Senai são abertas todos os anos, a qualquer momento, por isso é importante o interessado ficar atento ao site da instituição. O processo de inscrição é feito presencialmente na instituição mais próxima a você.

Jovem Aprendiz Senai 2020

É necessário levar documentos como:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de escolaridade

Além disso, é importante o interessado se atentar ao fato de que, é necessário tempo livre para exercer seu trabalho sem atrapalhar os estudos (caso ainda estude), por isso, veja seus horários antes.

Salário e Benefícios

A remuneração do jovem aprendiz Senai 2020 é calculada a partir do salário mínimo/hora, porém ele pode ser alterado de acordo com a função de cada um exercer. Vale destacar que o fato do jovem poder ser efetivado na empresa também é um grande benefício, que visa a realização da meritocracia.

Jovem Aprendiz Senai 2020

Alguns outros benefícios podem ser citados:

  • Direito a férias;
  • Vale Transporte;
  • Vale Refeição;
  • 13° Salário.

Esses, listados acima, são benefícios obrigatórios, seguindo a lei do jovem aprendiz, porém, algumas empresas parceiras do Senai também oferece auxílio doença, plano de saúde e assistência odontológica.

Jornada de trabalho

Com relação a carga horária, saiba que a carga horária máxima para todos aqueles jovens que ainda não formaram o ensino fundamental é de 6 horas, durante esse tempo atividades teóricas e práticas serão realizadas.

É importante falar também que os jovens que tem uma jornada de trabalho de 8 horas são aqueles que já se formaram no ensino fundamental, durante esse tempo atividades teóricas e práticas serão realizadas.

Saiba que a duração máxima de contrato é de 2 anos entre jovem a Senai. Para alunos com deficiências, esse prazo poderá ser estendido.


O jovem aprendiz Senai 2020 é uma ótima oportunidade de primeiro emprego, o programa já introduziu muitos jovens ao mercado de trabalho e o próximo pode ser você ou alguém próximo. Então fique atento ao site da instituição, se informe sobre todos os processos do momento e não deixe essa chance passar.

Gostou do artigo? Então compartilhe ele com seus amigos e familiares. Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito deixe o seu recado agora mesmo, para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!