JOVEM APRENDIZ ESPRO 2020 — Inscrição, Salário, Benefícios

Com o programa Jovem Aprendiz Espro 2020, os participantes desenvolvem habilidades que atendem todas as demandas do universo corporativo. O Jovem Aprendiz descobre diversas oportunidades e possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

O Espro, Ensino Social Profissionalizante, é uma organização sem fins lucrativos que capacita, prepara e encaminha jovens para empresas em diversas regiões do país, por meio de sua inserção em Programas de Aprendizagem de acordo com a Lei 10.097/00, a Lei do Aprendiz. É o lugar ideal para que jovens de 14 a 24 anos de idade possam começar a sonhar com uma carreira profissional de sucesso.

Quer saber como o Jovem Aprendiz Espro funciona? É só acompanhar nosso artigo, pois nas próximas linhas você ficará sabendo de todos os detalhes do Programa. Não deixe de conferir!

Jovem Aprendiz Espro 2020

O Espro conta com mais de 500 empresas parceiras e já capacitou milhares de jovens de 14 a 24 anos.

Jovem Aprendiz Espro 2020

Com material didático exclusivo e acompanhamento psicopedagógico, os Aprendizes Espro levam menos tempo para adaptar-se à empresa. A capacitação tem duração de até dois anos, com a etapa teórica desenvolvida pelo Espro uma vez na semana e a prática na empresa parceira quatro vezes na semana, o que permite a vivência do jovem no cotidiano do mundo do trabalho.

As áreas de aprendizagem do Programa Jovem Aprendiz Espro 2020 são:

  • Técnicas Básicas de Atendimento em Seguros;
  • Técnicas Bancárias;
  • Técnicas Administrativas;
  • Técnicas em Serviços Alimentícios;
  • Técnicas Básicas em Varejo;
  • Técnicas de Atendimento e Negociação;
  • Técnicas de Operação, Produção e Qualidade.

Com o Espro, você desenvolve sua responsabilidade pessoal e profissional, potencializa suas habilidades e exerce cidadania, tudo isso em uma instituição de credibilidade e reconhecimento.

Requisitos para Inscrição

Para tornar-se um Jovem Aprendiz Espro, é necessário que você tenha entre 14 e 22 anos, preferencialmente tenha feito o curso de Formação Profissional para o mundo do trabalho oferecido gratuitamente nas unidades parceiras do Espro e esteja cursando ou já tenha concluído o ensino fundamental ou médio.

O jovem que já participou do programa Jovem Aprendiz 2020, não poderá se candidatar na mesma área ocupacional. O Programa de Aprendizagem Espro, tem por objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade social, regularmente matriculados ou concluintes da rede pública de ensino.

Leia também:

Inscrição Jovem Aprendiz Espro 2020

Os programas do Espro, como a Formação para o Mundo do Trabalho, são gratuitos para todos os  jovens. A instituição não cobra nenhuma taxa de inscrição para o ingresso em nenhum deles, o que é um ótimo incentivo pra você sua inscrição já.

Abaixo, você vai ver um passo a passo de como realizar sua inscrição de maneira rápida e prática. Confira!

Jovem Aprendiz Espro 2020


Passo 1: Acesse https://aprendiz.espro.org.br/login;


Passo 2: Na página do Espro, clique em Cadastre seu currículo;


Passo 3: Preencha todos os dados solicitados (acesso, dados pessoais, contato, endereço, experiência, curso, formação acadêmica). Após isso, clique em Salvar;


Passo 4: Para finalizar seu cadastro, basta clicar em Próximo.


É importante citar que nos campos com um asterisco são obrigatórios e seu cadastro não será finalizado enquanto não informar todos os dados.

Salário e Benefícios

O salário médio para Jovem Aprendiz Administrativo é de R$ 733,00 mensais na empresa ESPRO, além desse benefício, o jovem aprendiz tem direito a receber vale-transporte e também recebe seguro desemprego, mas, no caso do seguro, apenas se for desligado por encerramento das atividades da empresa cumpridora da cota ou por morte do empregador individual associada aos requisitos das normas do seguro desemprego.

Jovem Aprendiz Espro 2020

O Jovem Aprendiz poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário em casos de Luto, Licença Gala, Licença Paternidade, Doação de sangue, Tirar Título de Eleitor, Serviço Militar, Prestar Vestibular, À Disposição da Justiça e Representante Sindical.

De acordo com a CLT, apenas são permitidos descontos legais no salário dos Aprendizes. Abaixo seguem os descontos permitidos:

  • INSS – empregado 8%;
  • Falta injustificada;
  • Vale Transporte em até 6%, caso o Aprendiz opte por receber o benefício;
  • Participação em vale alimentação, refeição e convênio Médico e Ontológico, quando o Aprendiz concordar com tais descontos para receber os benefícios;
  • Desconto de adiantamentos resultantes de dispositivos de lei ou de contrato coletivo;
  • Descontos de Contribuições Sindicais.

Jornada de trabalho

A jornada de trabalho do Jovem Aprendiz Espro 2020 é de 6 horas diárias, no máximo, para os que ainda não concluíram o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas.

Já para os jovens que concluíram o ensino fundamental são 8 horas diárias, no máximo, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, ou seja, 6 horas de Aprendizagem prática e 2 de Aprendizagem teórica, por dia.


Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o Programa Jovem Aprendiz Espro 2020, por favor, deixe um recado para que possamos responder o mais rápido possível. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *